Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Secretaria de Educação comemora Semana de Meio Ambiente com muita atividade



A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), realizou diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. Foi uma semana de muita atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação e pelas escolas da Rede.
A Conferência Municipal do Meio Ambiente, que trouxe o tema Experiências e desafios na prática da Educação Ambiental, reuniu cerca de 310 professores de 75 escolas municipais. A secretária de Educação, Elenice Martins, e a subsecretária Celma Rosa também participaram do evento.
            O principal objetivo da Conferência Municipal do Meio Ambiente foi estimular a mobilização político-pedagógica e o fortalecimento da consciência socioambiental no espaço escolar e nas comunidades. De acordo com o coordenador de Educação Socioambiental, professor Luiz Felipe Oliveira, a proposta é que, após a conferência, as escolas possam refletir, debater e experimentar novas ferramentas pedagógicas na relação Ensino – Aprendizagem sobre a temática socioambiental.
Durante a conferência, os palestrantes destacaram a importância de reforçar uma proposta pedagógica integrada com a Lei 9.795/99, que norteia o trabalho educativo socioambiental nas escolas e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio (SEMA) foi parceira no evento e colocou à disposição dos participantes um stand com materiais de divulgação do trabalho que realiza no município, distribuição de kits informativos sobre a temática ambiental e ainda disponibilizaram 100 mudas de árvores de porte médio para que os diretores interessados pudessem arborizar o espaço escolar com seus alunos.
De acordo com o coordenador de Educação Socioambiental da SEME, professor Luiz Felipe Oliveira, a equipe do Departamento de Gestão Pedagógica buscou valorizar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da Rede e, assim, selecionou três professores com trabalhos de destaque: Nelson Paes Araújo, especialista em Gestão Ambiental e mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFF), da E. M. Vereador Leaquim Schuindt, falou de sua pesquisa sobre as escolas sustentáveis pelo mundo; Diego Quintanilha, graduado em Zootecnia pela FAGRAM-SNA/RJ, que atua na E. Agrícola Municipal Nilo Batista, palestrou sobre a relação da escola com a agricultura familiar e o professor Fábio Pereira, especialista em Ciências Biológicas (FERLAGOS) e professor da E. M. Prof.ª Tânia M.ª G. de Ávila, debateu as práticas de laboratório no ambiente escolar e ainda explicou sua participação na “IV Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente de 2013”.
- Nós temos muito trabalho bom e enriquecedor sendo desenvolvido por nossos profissionais com os alunos da Rede e o momento foi oportuno para compartilhar essas experiências e inspirar outros educadores -, destacou Luiz Felipe.
Ainda durante a semana, cada escola desenvolveu uma atividade para realizar suas comemorações. No caso da E. M. Prof.ª Leomari Garcia Barreto, os alunos da Oficina de Horta, do Programa Mais Educação, foram para a Praça Porto Rocha distribuir mudas diversas para a população.
            – Nossos alunos produziram essas mudas na escola e agora estão distribuindo e orientando as pessoas sobre como plantar, que tipos de planta estão recebendo, se são frutíferas, medicinais ou decorativas. Essa interação está sendo muito gratificante para eles -, conta o diretor da escola, professor Fábio de Souza.
Para encerrar as atividades com chave de ouro, os alunos ainda ganharam um passeio no ônibus de dois andares da cidade para conhecerem os principais pontos turísticos de Cabo Frio. - Foi muito emocionante e as crianças vão guardar esse dia para sempre -, completou Fábio.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
FOTOS: Carlos Eduardo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para melhorias de nosso trabalho. Ficamos gratos por participar...