Powered By Blogger

terça-feira, 3 de junho de 2014

Documentário Calabouço - Um tiro no coração do Brasil será exibido em Saquarema



Calabouço – 1968
Um tiro no coração do Brasil

Um documentário sobre o Calabouço, o Restaurante Central dos Estudantes, em 1968, foi o cenário onde se desenrola o estopim das grandes manifestações estudantis que abalaram a ditadura instalada em abril de 1964 no Brasil. Na tarde do dia 28 de março, o local estava repleto de estudantes, na maioria secundaristas, que reivindicavam a conclusão das obras do restaurante e melhorias na alimentação, quando foram reprimidos com violência pela Polícia Militar. Um tiro dado à queima roupa matou o jovem estudante Edson Luís, cujo corpo foi velado na antiga Assembleia Legislativa, que funcionava onde hoje é a atual Câmara de Vereadores, na Cinelândia, no centro do Rio.
O documentário é resultado da ideia de um grupo de companheiros e militantes históricos que vivenciaram o episódio, entre eles o veterano Geraldo Sardinha, o advogado Paulo Gomes, o presidente da Frente Unida dos Estudantes do Calabouço (FUEC) Elinor Brito, Edilberto Veras, o Ceará, Adai (Sorriso), Dirceu Abreu, Leite, Zulmira e outros. Com depoimentos de personalidades que despontaram na época, como então estudante Vladimir Palmeira, que era presidente da UME (União Metropolitana dos Estudantes), o músico e compositor Sérgio Ricardo, autor da música Calabouço, entre tantas outras canções de protesto, o fotógrafo Evandro Teixeira, do Jornal do Brasil e a então estudante da Escola Nacional de Belas Artes e hoje jornalista Dulce Tupy, entre outros, o documentário resgata a memória do movimento estudantil, no momento em que detonou o processo de manifestações de massa que desembocaram na famosa Passeata dos Cem Mil.
Com cerca de 1 hora de duração, o documentário é dirigido pelo cineasta e documentarista argentino-brasileiro Carlos Pronzato, autor de vários filmes sobre manifestações e líderes populares no Brasil e América Latina. Produzido por La Mestiza Audiovisual, tem o apoio do Instituto Rede Democrática (IRD), Sindipetro/RJ e jornal O Saquá. O filme faz parte da agenda das remomorações do Golpe de 64, que vêm ocorrendo em todo o país.

Estreia: Dia 28 de março, às 17 horas
Local: OAB-RJ – Av. Marechal Câmara 150, 4º andar. Castelo, Rio de Janeiro


Informações: (21) 99916 3930 (Paulo) e (22) 2651 7441 (Dulce)

Veja o site do jornal O Saquá com matéria sobre o documentário e entrevista com o produtor Paulo Gomes e com o diretor Carlos Pronzato: 
Ou no facebook:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para melhorias de nosso trabalho. Ficamos gratos por participar...