Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Simulação da UVA é realizada com sucesso


Comunidade acadêmica aderiu a proposta, colaborando efetivamente para os resultados positivos
Cerca de 800 estudantes deixaram o prédio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, em pouco minutos, de maneira organizada e sem nenhum incidente. Assim terminou a simulação de desocupação do campus, na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro. A atividade foi coordenada por integrantes do 18° Grupamento de Bombeiros Militar, como parte da programação alusiva ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres.
            “O resultado foi excelente, acima das nossas expectativas”, destacou o tenente Matheus Couto, comandante da operação, enfatizando que a aceitação e colaboração das pessoas foram surpreendentes. O comandante do grupamento, tenente-coronel Rodrigo Bastos, que acompanhou de perto a atividade, aproveitou a ocasião para agradecer ao empenho e apoio da Universidade para a realização do exercício. Com aprovação da direção do campus, a atividade deve ser inserida no calendário. “Este é o primeiro passo para a elaboração de um plano de evacuação. Vamos sanar as deficiências encontradas e capacitar o pessoal”, informou o diretor geral, professor Ronaldo Piloto, parabenizando o profissionalismo dos militares presentes.
Prevenção
“O Brasil não tem a cultura de prevenção de desastres, mas precisamos estar prontos para as adversidades”, destacou o comandante dos bombeiros, acrescentando que é necessário promover uma mudança de pensamento e atitude, a exemplo de países como o Japão. “É possível manter a calma, até mesmo para não aumentar o risco de feridos por lesões secundárias. Para isso, precisamos ter pessoas treinadas em todos os lugares”, completou.
Toda a ação foi observada pelo técnico em Segurança do Trabalho da Universidade, Kleber Ramos. “A visão de segurança precisa fazer parte de toda a comunidade acadêmica, que deve estar orientada para saber como agir em uma possível emergência”, apontou, citando que a prática serviu para mostrar que é possível evacuar um espaço ordenadamente e com segurança.
A instituição vai investir em medidas para ampliar ainda mais a segurança da comunidade acadêmica. No próximo ano, em todos os campi, serão formalizadas as brigadas de prevenção e combate a incêndio. Os funcionários, de todos os setores, receberão treinamento em primeiros-socorros e combate a incêndio. A sinalização de saídas de emergência será aperfeiçoada e as simulações passarão a fazer parte da rotina. “Este é o início de um trabalho que se faz necessário, tendo como foco a prevenção, ressaltou Kléber.

Texto: Andréa Luiza Collet





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para melhorias de nosso trabalho. Ficamos gratos por participar...