Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Iniciou hoje, em Saquarema, o III Encontro de Técnicos Formadores de Voleibol


Evento realizado no Aryzão tem participação recorde
Rogério Lauback, de Saquarema (RJ) - 18.12.2013
            Em três dias de palestras e atividades práticas, de 18 a 20 de dezembro, mais de 80 treinadores de 24 estados estarão reunidos para debater o voleibol no Brasil. O III encontro de técnicos formadores, realizado no Aryzão, em Saquarema (RJ), é fruto da parceria entre a CBV e o Programa Solidariedade Olímpica, que é um órgão do COI para o financiamento de ações voltadas para a formação de profissionais do esporte e atletas.
No grupo reunido estão técnicos que desenvolvem trabalhos em clubes e escolas, principalmente nas categorias de base. Segundo Antônio Rizola, gerente de seleções da CBV, a ideia do evento é disseminar entre eles as práticas adotadas pelas seleções brasileiras por todo o país por meio dos profissionais que lidam diretamente com os jovens. E além disso, os treinadores ainda terão a responsabilidade de divulgar o conteúdo aprendido em seus respectivos estados.
A representante do Programa Solidariedade Olímpica, Renata Cordeiro, reforça que o objetivo principal é o intercâmbio entre os profissionais. Inclusive, ela conta que o encontro de técnicos formadores é parte de um projeto maior, em que as modalidades esportivas trocam experiências na busca da excelência técnica e estrutural.
"Estamos no terceiro ano de incentivo ao projeto, a Solidariedade olímpica está muito honrada em trabalhar junto com este grupo, que é muito forte, tem conhecimento, sabe e gosta do que faz. É o que a gente procura, projetos desta natureza para tirar do papel. Coincidentemente este projeto faz parte de um outro programa chamado Intercâmbio e Cooperação e o professor Antônio Rizola é um dos consultores e orientadores, uma espécie de tutor de outras modalidades que gostariam de construir o mesmo projeto que o voleibol construiu aqui de técnicos formadores de atletas de base", explicou Renata.

Neste ano o destaque é a prevenção de lesões e o voluntariado
A edição de 2013 é a maior em número de participantes (88 convidados), e Renata acredita que este crescimento é fundamental para o esporte, principalmente no tocante à reativação da rede de técnicos formadores e sua interação com as seleções. Outro aspecto importante é o conhecimento interdisciplinar compartilhado. Antônio Rizola destaca como esta característica do encontro beneficia a todos os envolvidos.
Um dos participantes assíduos do encontro é Luciano Alberto Lima, o Beto, de Belo horizonte (MG). Ele considera o evento uma mobilização fundamental para o desenvolvimento do voleibol no país, e destaca que conhecer as referências internacionais trazidas pelos palestrantes e a realidade de cada estado brasileiro mostrada pelos outros participantes enriquece os profissionais envolvidos.
O III encontro de técnicos formadores acontece entre os dias 18 e 20 de dezembro, no Aryzão em Saquarema (RJ) e conta em sua programação uma série de palestras e atividades práticas. Entre os palestrantes estão Percy Oncken, técnico da seleção infanto-juvenil, Ricardo Picinin, técnico da seleção infantil feminina, Adelmo Nakayama, fisioterapeuta das categorias de base da seleção brasileira, entre outros. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo em nosso site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para melhorias de nosso trabalho. Ficamos gratos por participar...