Powered By Blogger

terça-feira, 4 de março de 2014

Acervo da jornalista Dulce Tupy em exposição na Casa de Cultura de Saquarema


“A abertura da exposição ‘Carnaval, show da Terra’, na Casa da Cultura, no centro de Saquarema, foi genial.” Esta foi a fala da jornalista, escritora, editora do jornal O Saquá, Dulce Tupy, que cedeu 16 fotos de seu acervo pessoal, retratando cenas de carnavais passados, do Rio de Janeiro, nos desfiles das escolas de Samba.
A cerimônia oficial de abertura da exposição, que revela parte do acervo da jornalista e escritora, que entre outras obras escreveu o livro "Carnavais de Guerra, o nacionalismo no Samba", aconteceu no dia 25 de fevereiro e Dulce apareceu de máscara, surpreendendo aos visitantes.
Cerca de 60 pessoas compareceram e puderam ver fotos lindas, em preto e branco, retratadas por vários fotógrafos, amealhadas durante pesquisa inaugural da exposição no Museu do Carnaval, na Praça da Apoteose, na Passarela do Samba Darcy Ribeiro, do qual Dulce foi uma das pesquisadoras.
Além das belas imagens do Rio, foram expostas também fotos de carnavais de Saquarema, entre elas se destacam o Bloco Reco-Reco, com Dirceu Caetano e a saudosa poeta e assistente social Ana Maiolino.
A exposição foi montada pelo artista plástico Nelsinho e pela diretora de cultura Neusa, com apoio do ator e diretor Jorge Vale e a equipe da Casa de Cultura Walmir Ayala.
Entre os visitantes estavam o ex-prefeito Jurandir Melo, os vereadores Bruno Pinheiro e Chico Peres, além dos ilustres da área cultural da cidade como a professora de balé Rita Daumas e a diretora de teatro Maria José, mãe do vereador Bruno Pinheiro e filha do famoso pintor Antenor Oliveira, nome da badalada Praça do Canhão, no centro de Saquarema.
Também participaram da abertura um grupo de mulheres do Mamas que aderiu à folia carnavalesca improvisada, com a banda do maestro Ricardo Bandeira, neto do poeta saquaremense José Bandeira, que dá nome à biblioteca que funciona na Casa da Cultura. Compareceram também o jornalista João Costa, editor da revista Horizonte, Neusa Ferreira, presidenta do Clube Saquarema, a poeta Dulce Caccavo, entre outras personalidades locais, crianças, visitantes e turistas, que se divertiram à vontade ao som de marchinhas que embalam todos os carnavais. 
Ainda está em tempo de visitar...



Fotos: Edimilson Soares  
Neusa, Jurandir e Dulce Tupy comemoram o sucesso da exposição


Algumas das imagens expostas

A Casa de Cultura ficou pequena e a comemoração foi à rua

Banda ao vivo com marchinhas de Carnaval de todos os tempos


Um comentário:

  1. A bandinha deu o tom carnavalesco que faltava à cidade, em plena terça-feira... Foi genial. Obrigada a todos os foliões que participaram do evento.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para melhorias de nosso trabalho. Ficamos gratos por participar...