Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Balanço da festa de Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema



      3 dias de festa movimentaram Saquarema neste fim de semana. A junção do feriado da Pátria com o dia da padroeira da cidade de Saquarema, Nossa Senhora de Nazareth, sempre atraem os turistas. Este ano, a festividade aconteceu no fim de semana, o que não impediu que os fiéis comparecessem para visitar o 2º maior Círio de Nazareth do país.
      A programação religiosa teve iniciou em agosto e perdurou até ontem (08), com a procissão com a imagem da santa, que desce pela longa escadaria da igreja, após a última missa, e é recebida por uma multidão, tomando espaço no andor preparado para recepcioná-la.
Foram 5 minutos de queima de fogos que antecederam a saída da procissão e outros 14 minutos com o retorno da imagem para a subida da matriz, totalizando 19 minutos de emoção para os que acompanharam a festividade.
      A Polícia Militar manteve 50 homens a disposição da festividade, durante os 3 dias e foram relatadas 23 ocorrências durante este período. A imprudência no trânsito foi a alta da ocasião, com registros de colisões. Quem também esteve presente em todos os momentos foram os guardas municipais, organizando o trânsito e a Defesa Civil, apoiando o trabalho do corpo de bombeiros.
      A quantidade de banheiros químicos atendeu a necessidade dos participantes das festividades, mas a quantidade de lixo encontrada nas ruas nesta segunda-feira (09) foi de assustar. Os auxiliares de limpeza pública tiveram muito trabalho para recolher todo o material que tomou conta do Centro. Seria, talvez, falta de investimentos na educação ambiental do cidadão ou de lixeiras para descartar o lixo? Fica a pergunta e a dica: as escolas poderiam fazer um trabalho ambiental, para que os alunos disseminassem a informação em suas casas, tornando, assim, a cidade mais limpa.
       

      Parabéns aos guerreiros de todos os setores, que realizaram um trabalho árduo durante este período e que hoje dormirão com a consciência tranquila de missão comprida, mas cumprida.

3 comentários:

  1. Claro q a Educação Ambiental tanto nas escolas como nas comunidades ajudam a formar cidadãos mais conscientes dos seus atos, mas a minha impressão é q a maior quantidade de lixo foi gerada pelos barraqueiros... ou será q estou errada? Lixeiras tem q ter em todas as partes, de vários tamanhos, senão como vamos descartar o lixo? Abraços, Aline Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o destaque aos guerreiros da limpeza pública, sempre sorridentes e atarefados. Parabéns pela grande sensibilidade ao mostrar para todos nós a imensa importância desses profissionais. Grande cobertura da festa, um dos mais importantes círios de Nazareth do país!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Luiz! É que normalmente só aparecem aqueles que estão em evidência no momento em que todos estão se divertindo, mas os bastidores, que têm extrema importância, não são mostrados. Eles merecem ser lembrados.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para melhorias de nosso trabalho. Ficamos gratos por participar...